terça-feira, 31 de julho de 2012

Yeshua Messiah - Hokmah: a Sabedoria


                                Assim como Binah nos dá o conhecimento, a compreensão do mistério Cristo (Hokmah - a sabedoria) que é a sabedoria a ser revelada por Ele, Hokmah é quem dá nascimento a Binah, ao entendimento profundo, pois a compreensão não pode existir se não houver algo que possa ser conhecido. Cristo é o que pode se conhecido e sendo Ele a causa de todas as coisas concluimos que Ele é a razão da Existência do Espírito Santo (Binah).
                                 Cristo é a causa do nascimento do Espírito Santo e a Seu respeito no evangelho de João: "NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam". 
                                   Por isso o Santo Espírito, a terceira emanação da luz infinita cumpre a vontade de Cristo, assim como Cristo, a segunda emanação Luz infinita cumpre a missão do Pai respeitando assim a hierarquia celestial. Isto nos é confirmado na sagrada escritura quando nos traz luz da seguinte maneira: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós" e "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome". É Cristo que envia o Espírito Santo para nos ajudar e confirma que o Espirito Santo é subordinado ao nome de Cristo.
Cristo se dá a conhecer pelo Espírito Santo e da mesma maneira podemos afirmar que Binah da o entendimento de Hokma.
                                     Hokmah dá nascimento a Gedulah, a misericórdia sagrada do universo, a ação do Amor de nosso Criador, a graça savadora e reintegradora, por isso que Cristo, a palavra santa do Criador se manifestou como homem carnal para se sacrificar por seus pecados e alterar a escrita de dívida negativa e contrária que nasce das ações pecaminosas e com isso dar nascimento a misericórdia no universo em favor do homem. Se Cristo é quem faz nascer a misericórdia no universo somente Ele poderia morrer para que possamos viver sem a culpa do pecado que em essência é o que fazemos contrário a vontade do Pai e isto é o que promove a misericórdia não por obras mas pela fé que Cristo cumpriu na cruz tudo o que eu tinha que fazer em relação aos meus pecados. Hokmah é o gerador de misericórdia.
                                     Para realizar a força da sabedoria de Hokmah  é preciso se conscientizar das bipolaridades masculinas e femininas que habitam o nosso ser,  sejam elas positivas ou negativas e eliminar as negativas  por que o homem dúbio nada pode conquistar nem materialmente e muito menos espiritualmente. Assim está escrito a respeito do homem bipolar: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.  "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte."  (Tiago 1 :5-6)

Um comentário:

  1. Disse Yashua: 'Eis aqui quem é maior do que Salomão". E, 'antes de Salomão, eu sou"
    Salomão em Provérbios: afirma que a Sabedoria estava com o Criador antes da fundação do Mundo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.