quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sephira Hesed - A misericórdia divina - O Perdão de Deus

                                 Ao sermos Justificados pelo trabalho em nós mesmos, pela submissão a legalidade universal, pelo domínio e vitória de nossa natureza espiritual, de nosso espírito e assim  pela realizando a harmonia interior, entramos na esfera do perdão divino, na graça de Deus realizada em Cristo e toda ligação que tínhamos com os desejos-pensamentos-emoções é quebrada; realizando assim a Real Libertação por que conhecemos a verdade como ela é: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."  (João 8 : 32)
                                   Estamos na esfera de Hesed, a sefira da Misericórdia Divina e realizamos em nós a fórmula que diz: "Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã."  (Isaías 1 : 18) Aqui somos totalmente perdoados, pois quem aqui chega já não é mais mundano, um homem animal, mais sim um homem divino; um ser cristico.
                                   Um ser cristico é um ser totalmente transformado, onde dentro de si impera firmemente a Submissão a hierarquia espiritual e tem a consciência de fazer parte de um organismo oculto, mas totalmente emanente e a este organismo reconhece como a Verdade Universal. Um ser cristico é totalmente liberto das ilusões e encantamentos com que a maioria das coisas no plano físico se apresentam, pois ele consegue enxergar a essência destas coisas e ver a sua "realidade" e os seus "motivos".
                                   Lembremos que estamos subindo os caminhos da árvore - os planos do universos - e realizando as sua sefiras - preceitos universais. Isto significa que estamos sutilizando o nosso ser, transformando-o pela perseverança em nos tornar perfeitos como o nosso Genitor é Perfeito. Estamos subindo de Malkut - mundo físico e visível - a Keter - mundo espiritual, Morada do Altíssimo, a Coroa da Vida ou ainda a Consciência. E estamos fazendo isto através dos estudos das leis que regem este caminhar, este desenvolvimento espiritual e realizando em nosso modo de viver. Subir na árvore significa se santificar, realizando a palavra de Deus, que para nós cabalistas cristãos se manifesta dentro de nós como voz da consciência. Eis aí a única maneira de realizar Hesed: Assimilar a Voz de Deus que usa a voz de nossa consciência-espírito e se guiar única e exclusivamente por Ela. "E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias."  (Oséias 2:19)
                                     Está bem claro que a coluna da esquerda representa os esforços em que a nossa alma deve fazer para conquistar os resultados proporcionados pela Providência divina representada pela coluna da esquerda. Somente passamos do trabalho sobre a Justiça para a recepção do resultado da Misericórdia quando realizamos uma harmonia perfeita entre os dois preceitos, entre estas duas leis. "Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade."  (Daniel 4:27)
                                       "Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós."  (Oséias 10:12)
                                       O perdão de Deus representado nesta sefira é algo que vem do alto e nunca por nossas ações, é algo inestimável, pois tínhamos um valor a ser pago, uma dívida por causa de nossos crimes contra o universo. Mas Cristo realizou  por cada um de nós a sefira da Justiça pagando caríssimo por nossas dívidas e por isso temos manifestada em nosso mundo a sefira da Misericórdia; sendo que esta somente pode ser realizada se primeiro aquela também for e esse realizar significa um despejar da Taça da Justiça. "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,"  (Tito 3:5)
                                          Lembremos sempre e principalmente ao nos depararmos com a sefira da Misericórdia: De que somos totalmente dependentes do Criador, que sem Ele nada poderemos fazer e se chegamos até aqui, ou seja, perdoados por Deus, é totalmente por mérito dele. "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado."  (Romanos 4 : 8) e "Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano."  (Salmos 32:2)
                                          Ao recebermos o perdão estamos aptos para entramos na Morada Divina, no Coração de Deus, na Coroa da Vida, pois a santidade habita o nosso ser. "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida."  (Apocalipse 2 : 10), "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações."  (Tiago 4 : 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.