sexta-feira, 6 de julho de 2012

A árvore da vida - As sephirot são os dez mandamentos


                                Na árvore da vida ou cabalística que é um gráfico metafísico o qual representa todas as forças espirituais que regem todo o universo desde a sua emanação do mundo espiritual da luz passando pelos mundos da criação, formação até a sua realização no plano físico.
                                Ela nos indica a relação entre estas forças e as formas pelas quais elas nos influencia e nos envia o influxo da luz transcendental e trancendente.
                                Podemos ver no glifo acima (Árvore da vida) que as sephirot são os círculos e cada uma em seu devido plano de manifestação representa uma força criadora e regedora do universo.
                                Assim de cima para baixo temos as seguintes manifestações da luz quando cria o universo pela ordem da voz da vontade do Criador: O poder ou autoridade, a sabedoria ou que se pode conhecer, a compreensão ou como se conhece, a misericórdia, o juízo, a harmonia entre graciosa, ou seja, a harmonização da misericórdia e o juízo, a vitória esterna do bem sobre o mal ou o domínio espiritual, o esplendor da obediência ou submissão aos preceitos divinos, a concretização das idéias e, enfim a sua realização mais densa (da luz). Estes são a síntese espiritual e simplificada dos dez mandamentos que nos sistema cabalístico aparecem como as dez sephirot.
                                  Os dez mandamentos são a explicação das dez sephirot e o seguimento, obediência de seus preceitos se traduzem na religação da alma humana com a alma do Criador e isto para todo o sempre. A cabala sendo ela de origem judaica está estreitamente ligada com o cristianismos, com o que Cristo nos ensina e aceita como sendo a Vontade do Pai.
                                  Os sephirot criam e regem o universo conferindo a este harmonia e retribuindo a cada um conforme a essência de suas ações. Elas organizam o universo neste todo interdependente o qual nada está separado mas cada ser depende de outro para se manter vivo.
                                  As sephirot são o caráter do Criador e a Sua manifestação é a realização deste caráter, ou seja, a Sua Suprema vontade perfeita. Viver em conformidade com o sistema cabalístico das dez sephirot é o mesmo que viver o sistema mosaico dos dez mandamentos, pois são os preceitos do mundo espiritual. A aplicação dos sephirot em nossa vida e caminhos significa colocar em prática a palavra do Criador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.