terça-feira, 31 de julho de 2012

O Espírito Santo - Binah: a profundidade da entendimento


                                 Binah é o cume da coluna adamica e O entendimento profundo e eterno do mundo espiritual, o mundo de luz inascessível, o habitáculo do Pai. É o Santo Espírito, a inteligência ardente e zelo nos estudos espirituais e contemplativo, É a terceira pessoa da do Deus Trino que são três mas um e unânimes em objetivo. Binah nasce de Hokmah, o Cristo, a Sabedoria, sendo Binah o Entendimento da Sabedoria ou em palavras bem claras, a compreensão do mistério Cristo. Binah também tem o seu nascimento em Keter, ou seja, tem contato direto com o Pai ajudando a Ele e a Cristo no processo de Emanação e Criação do Universo.
                                  Cristo deixou bem clara a missão de Binah, o Santo Espírito: "guiar a toda a verdade".(João 16). Assim sendo, vemos que o Espírito Santo é a inteligência espiritual para se elevar e se libertar dos encantamento do  mundo físico que é ilusório em relação ao mundo espiritual. Binah nos dá o entendimento perfeito profundo de Deus, de Cristo e dele mesmo.
Binah da nascimento a justiça e com isso compreendemos que agir corretamente sempre começa no entendimento do por que de ser correto, a ação direita a qual está alinhada com a Vontade do Pai é gerada pela compreensão da mesma. Binah nos dá o entendimento e com isso é criada uma visão do universo e sua interconexão do ponto de vista espiritual. Impossível imaginar justiça sem a compreensão da mesma.
                                    Por isso Cristo falou o seguinte a cerca de Binah, o Santo Espírito, da Inteligência Ajudadora: "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir".(João 16:7-12).  
                                    Vemos que a missão do Espírito Santo é convencer e o faz pelo entendimento que dá aos Filhos de Deus que se conectam em Cristo atravéz da Adoração, oração e da meditação. O espirito Santo através do entendimento sobrenatural que nos dá faz-nos caminhar com justiça e verdade.
                                     Binah nos faz compreender a Hokmah, aquele é o que conhece ou faz conhecer e este é o que é conhecido e com isso concluímos que o Espírito Santo é a Inteligência conhecedora e Cristo é a Sabedoria que se revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.