sexta-feira, 20 de julho de 2012

A compreensão da cabala


                                " Se desejas compreendê-la, não a compares a nada daquilo que conheces. Os estudiosos classificam a Kabbalah como o conhecimento místico do judaísmo, os esotéricos traduzem a Kabbalah como "Tradição", ou seja, um conjunto de Leis Universais das quais derivam o conjunto de leis que manifestam a matéria. Mas a tradução mais adequada parece ser a dada pelo Dr.Philip S.Berg que diz que Kabbalah vem do verbo Kabal(receber), logo Kabbalah seria o ato, a vontade, o desejo de receber as chaves do mistério da vida, a iluminação : " O desejo de receber afeta à toda criação porque é a base de toda a criação." 

                                 Baseado nessas afirmações podemos dizer que Kabbalah é um conhecimento subjetivo adquirido através da meditação e aplicado nos pensamentos, palavras e ações do cotidiano. Seria algo aproximado do que hoje é classificado como inteligência emocional ou um conjunto mais completo como é o caso das inteligências múltiplas.
                                 A finalidade da Kabbalah: "Até mesmo a escuridão não se mostraria escura demais para ti, mas a própria noite se iluminaria como o dia; A escuridão bem poderia ser a luz." (Salmos 139:12 )
                                 Mais qual é a finalidade de se receber uma iluminação? Seria essa iluminação a tão procurada felicidade? Talvez, mas a finalidade mais imediata da Kabbalah parece ser a luta contra a ignorância e a superstição, tanto do mundo físico, como do mundo metafísico. Essas lições podemos tirar da vida de Kabbalistas que receberam algum grau de iluminação e a aplicaram em suas vidas, como é o caso do rabino Shimon bar Yohai : "Ele lutou ao largo de toda sua vida para introduzir luz em lugares onde a ignorância e a superstição reinavam, para tornar o mundo metafísico, bem como o físico, compreensíveis, e para ligar todos os níveis da existência, com o objetivo de revelar um mundo de verdadeira beleza e harmonia."

                                   Podemos concluir que a Kabbalah é um reservatório invisível de um material subjetivo que nos transmiti luz, fé , esperança, otimismo e amor. É a fonte da água viva que mata a sede da busca de Deus, do Desejo de receber: "a essência da esperança e do otimismo, desenvolve-se a partir da crença indelével de que haverá um triunfo eventual da harmonia sobre a confusão no mundo, do amor sobre o ódio, e em última instância, uma vitória da justiça e bondade sobre a opressão e a cobiça.(...) e depende da disseminação do verdadeiro conhecimento, a sabedoria da Kabbalah."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.