segunda-feira, 23 de julho de 2012

Iod He Vau He


                               A Cabala descobre todos os mistérios da criação neste simples nome, ao estudar o simbolismo representado pelas quatro letras formando este nome assim dividido: IOD, HE, VAV, HE (IHVH). Este nome é aquele que encontramos no cume de todas as iniciações, aquele que irradia no centro do triângulo lamejante da Maçonaria Universal.
                                A primeira letra, o IOD, figurada por uma vírgula ou um ponto, representa o princípio original das coisas, o ponto de partida da criação. Esta letra que ocupa o
décimo lugar no alfabeto hebraico, é representada pelo número 10, ele mesmo composto do número um, unidade, princípio, e do zero, representando o nada, por seu significado e o Todo por sua forma. No IOD ou número 10, a unidade, origem do Todo, alia-se ao Nada para formar o princípio inicial da Criação, princípio gerador, princípio masculino.
                                A segunda letra, o HE, quinta letra do alfabeto hebraico, representa o número 5, equivalente à metade do valor da primeira letra, 10. E o princípio inicial IOD ou 10 que se fraciona em dois, e que se desdobra. Tal é a origem do binário: masculino/feminino, ativo-passivo, positivo-negativo, homem -mulher. A energia criadora masculina junta-se à matéria fecunda feminina.
                                A terceira letra, VAV, ocupa o sexto lugar no alfabeto. Resulta da ação geradora do IOD sobre o HE, ao princípio masculino sobre o princípio feminino. E o filho, a resultante: um mais cinco igual a seis.
                                A quarta letra representa um segundo HE, novo elemento feminino, indispensável ao filho para possuir a faculdade de se reproduzir e de perpetuar o Ser. E o grão que contém em potência a geração futura e a possibilidade de garantir a Eternidade. JEHOVA, portanto, não é um nome, mas o símbolo da Criação e da Eternidade, do SER PERFEITO. Este nome não pode ser pronunciado a não ser uma vez por ano, e soletrado letra por letra no Santo dos Santos, pelo Sumo Sacerdote, Grão-Mestre da Arte Sacerdotal, no meio do ruído das preces do povo profano.

5 comentários:

  1. e o que acontece caso tenhamos pronunciado este sagrado nome por várias vezes ( por desconhecimento desta proibição)???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode pensar "Mas qualquer um pode falar, é só dizer o som das letras", ai está o problema, na escrita hebraica não se usa vogais, elas eram inseridas quando se falava, logo não se sabe como o nome era pronunciado.

      Excluir
    2. Você nunca pronunciou este nome! Nenhum de nós sabe pronunciá-lo! Pode dormir sossegado(a) porque este Nome só era pronunciado pelo sacerdote do Templo de Jerusalém (só ele sabia pronunciá-lo) que não existe a quase dois mil anos!

      Excluir
  2. Vc conhece os símbolos que representam o nome mas não conhece a pronuncia.

    ResponderExcluir
  3. O Senhor não tomará por inocente (isto é: condenará) aquele que tomar o seu santo nome em vão!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.