quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Netzah - Domínio Divino - A vitória do Espírito sobre a carne


                                No sentido anabático ou de subida pelos caminhos da Árvore da Vida começamos em Malkut/Da'at a sentir a transitorialidade do mundo físico e suas leis e ao contemplarmos que a Essência da vida está em um plano muito mais elevado, largamos tudo, sacrificando a vontade pessoal que nos prende ao mundo de ilusão e começamos um trabalho sobre si mesmo na intensão de manifestar a Vontade Divina para nossa alma - O Projeto Divino para nós. Com esse trabalho entramos por Yesod (A Porta Estreita) no mundo interior - o Coração - O centro espiritual da alma e alcançamos a HOD -Submissão Divina - que é o poder de se submeter ao plano espiritual e a submissão espiritual nos traz até aqui que é a sefira da Vitória Espiritual, ou seja, do Espírito sobre a carne.
                                 Netzah é a vitória eterna do Princípio Espiritual sobre a forma, sobre a carne, sobre o princípio do mal no humano. É o novo nascimento sobre o qual Cristo nos ensina: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."  (João 3 : 3) e novamente "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo."  (João 3:7) O novo nascimento é a vitória do Reino dos Céus sobre o reino humano, é passar da vida para morte ao ponto de traduzir num estado interno o que Cristo novamente falou: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."  (João 5 : 24),  É o sepultamento através do trabalho espiritual interior da criatura que se compraz no pecado recebendo assim o seu salário que é a morte: "Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore."  (I João 5:16)
                                    Em Netzah alcançamos o domínio do Espírito Santo que é fruto de um caráter totalmente influenciado pela Luz de Cristo. Se dominar espiritualmente é ter poder para reger a vida segundo os princípios espirituais, lançando mão sobre a Submissão Divina para poder corresponder ao desígnios da Fé em Cristo.
                                    Se não houver o novo nascimento - a passagem pela sefira Netzah (Vitória Espiritual) - não há possibilidade de entrar no Reino de Deus. Os que nascem de Deus vencem o mundo como diz a Palavra: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."  (I João 5:4) Eis aí a Vitória que espera a todos que se dedicam a busca da Luz da Verdade pois "aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á."  (Mateus 7 : 8) 
                                     Com a Vitória Divina passamos a sefira Tiferet que é a Harmonia Divina que está expressa no Livro Universal: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."  (Romanos 8 : 28), ou seja, se expressa pela certeza de que somos totalmente supridos em todas as áreas da vida pela Providência Divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.