segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sephira Hesed - A misericórdia divina


                                Hesed é a misericórdia divina que também é uma faceta do impulso único criador que manifesta todo o universo. Ela ajuda a criar todo o cosmos e por isso está imanente nele e com isso também é una com ele. Assim como keter e todas as outras sefiras, Hesed se manifesta nos quatro planos do universo e mais uma vez o explicitamos aqui: Mundo da emanação, mundo da criação, mundo da cristalização e o mundo da realização.
                                No esquema de descida da Luz Criadora, ou seja, na realização do universo, Hesed se encontra antes de Geburah que é a justiça divina e por isso a misericórdia do Criador se manifesta antes da cobrança da justiça que nada mais é do que a colheita do que plantamos. 
                                A justiça divina se encarrega de dar tudo aquilo que por nossas mãos mesmo plantamos. Toda ação gera uma reação e novamente gera mais uma ação explicando assim o mecanismo de atuação da justiça divina. É sua reponsabilidade retribuir todos os frutos de nossas ações passadas.
                                 E é neste ponto que entra a misericórdia divina movida pelo Amor Divino para redimir toda ação má e negativa que gerou uma reação também má e negativa. Ela entra atuando quando em nosso coração tem um sentimento sincero de arrependimento por determinada atitude, sentimento ou ainda pensamento e disfas o carma negativo positivando-o, sendo esta a única maneira de alcançar a misericórdia divina Como está escrito: "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão."  (Lucas 3 : 8) e "E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."  (Êxodo 20 : 6) e ainda "O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração."  (Números 14 : 18), "Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer."  (Êxodo 33 : 19)
                                    Cristo é o grande agente da misericórdia divina no universo manifesto e imanifesto, pois por Seu intermédio é que ela se manifestou a todos nós como perdão do Pai por todos os nossos erros e transgressões: "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."  (Isaías 53 : 5), De maneira que somente através da Fé no Filho do  Criador é que alcançamos a sefira hesed, ou seja, a misericórdia.
                                     Para realizar a misericórdia em nós temos que nos conscientizar da responsabilidade que está sobre cada aspecto que existe em nossa composição interior seja ela pensamento, sentimento ou atitude. Temos que tirar de dentro do nosso ser tudo que impede que o Perdão Divino nos dê o liver acesso ao mundo de Luz Espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.