quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Hod - A Submissão Divina

                                O Livro Universal nos fala da obediência, da submissão as autoridades: "TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus."  (Romanos 13 : 1) e "Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.(1 PE 2:13-17)
                                 Quando começamos a caminhar no sentido de subida - movimento Anabático - na árvore em Malkut, ou seja, no reino decaído e ilusório sentimos a impermanência dos valores deste reino e vimos que ele não pode nos satisfazer a ansiedade pela luz, assem um desejo ardente que é como uma sede, não por água física mas a água do mundo espiritual, do espírito e disto diz as escrituras: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva."  (João 4 : 10) e "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre."  (João 7 : 38) Assim a subida para a sefira Yesod que é a porta para o coração se abre e um verdadeiro trabalho sobre si mesmo começa e a passagem para a sefira Hod se relaciona com a perseverança de ser cada vez mais santo e perfeito como o Pai é perfeito nos Altos Céus.
                                   Hod é a Submissão Divina manifestada no coração do homem e isto que dizer que ele tem poder para se submeter as regras do Reino de Deus e manifestá-las sob um modo de viver em consonância com os mais altos padrões aceitos pelo mundo espiritual. É a obediência elevada às ordens do Criador de maneira que esta obediência proporciona a liberação das dádivas celestiais em Cristo que estão sobre as nossas cabeças como está escrito: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo". (Ef 1: 1-3)
                                   Sem Submissão aos princípios espirituais não há manifestação do Princípio Espiritual - Espírito Santo, sem a obediencia santa não há dádivas e bençãos: "E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus (Deut 28:1) A obediência faz parte da vida e sem aquela esta não pode se manifestar plenamente e muito mesnos a promessa do Cristo que diz: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."  (João 10 : 10)
                                   Pela Submissão ou a manifestação da obediência em nosso centro espiritual interior o nosso trabalho sobre nós mesmo é coroado de Vitória Divina. O trabalho espiritual sobre nós mesmo consiste em matar ou sacrificar a nossa vontade pessoal para que se realize a Vontade Divina em todos os sentido e eis aí a essência da Vitória Espiritual, do Espírito sobre a carne, do Divino sobre o humano. 
                                    A Subimissão - Hod - é um grau a ser conquistado com muito esforço e perseverança nunca deixando de lado a esperança de que um futuro glorioso espera a todos os que lutam para conquistar o seu espaço no Reino de Deus através da renúnicia do que é irreal e ilusório. A medida que isto acontece nos achegamos cada vez mais perto da Luz e a Luz cada vez mais próxima de nós e sobre nos diz o Livro Universal: Achegai-vos a Deus e Ele se achegará a vós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.