segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O estudo na Árvore da vida do movimento Anabático - Reintegração


                                  Nas postagens anteriores estudamos a manifestação das dez sefiras ou Leis Regentes - os dez mandamentos - no universo pelo impulso do Poder Criativo que é o Amor do Pai. Na descida da Luz Criadora - sentido Diabático vimos o relacionamento entre as sefiras, a sua formação pela sua "Sefira Mãe", ou seja, a sefia a qual dá nascimento e vimos também as suas manifestções na vida do ser humano e o seu modo de realizá-las.
                                  Este movimento de descida chamado Diabático é o movimento do Alto para baixo, dos Céus  para terra, da Luz para as trevas - do conhecimento para a ignorância - de Deus para o homem. Este movimento Criativo é o oposto ao da reintegração - salvação - ou o Caminho para a Luz pelo microcosmos decaído; o caminho Anabático. A este último é a subida do homem, a sua elevação ou santificação, ele se achegando a Deus pelo sacrifíco de si mesmo, pela purificação do seu ser.
                                   O movimento de subida, de elevação é feito pelo ansear a Luz, ou seja, pela busca constante de Deus; busca que condicionará pela compreensão e prática dos preceitos divinos. Desta maneira o homem se eleva pelo Caminho do mundo denso ao mundo sutil - o Céu - aperfeiçoando a si mesmo e cada momento mais próximo se torna do Criador.
                                   Começaremos por malkult, que é o mundo exterior, o mundo da ilusões, dos encantamentos, passaremos por Yesod, Hod, Netzah, Tifert, Geburah, Hesed, Binah, Hokmah e, enfim Keter a Coroa da vida que é dada a todos que perseveram até o fim como está escrito: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o princípio do mal - o diabo - lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida."  (Apocalipse 2 : 10)
                                     Toda vez que percorremos a Sévore da vida por seus seus caminhos intercessórios entramos numa esfera metafísica espiritual. Podemos dizer que é o mesmo que a química e a física que conhecemos do mundo físico, sendo que é a química e a física do mundo espiritual, das forças espirituais, dos seres espirituais, do homem que em essência é espiritual embora tenha perdido essa consciência; perdendo toda a sensibilidade espiritual. 
                                     Caminhar pela árvore significa despertar para a vida espiritual pois estamos lidando com as forças que são a essência da Vida Real. Quando a Bíblia diz: "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado."  (João 15 : 3) que dizer que todo o contato com uma faceta da verdade nos transforma, seja esta pela Bíblia, por um livro, um pastor e principalmente pela voz do Criador dentro de nós.
                                     "E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR."  (Isaías 2 : 3) Subamos a Casa de nosso Pai. Subamos pelo Caminho Crístico e deixemos que a força de Cristo - o Espírito Santo - se manifeste dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.