segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Binah e Hokmah – O Entendimento Divino da Sabedoria Divina




Binah e Hokmah – O Entendimento Divino da Sabedoria Divina

                                  Se admitirmos a existência da Sabedoria Divina, temos que admitir o seu Entendimento Divino e o verso também é uma realidade: se existe o Entendimento deve existir algo a ser entendido ou compreendido que é a Sabedoria. "De que serviria o preço na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?"  (Provérbios 17:16)

                                  Binah e Hokmah se criam mutuamente e se completam também, sendo um erro gravíssimo admitir um sem o outro. Temos que criar condições para que se manifestem com vigor em nossa vida, em nossos caminhos pois o nosso avançar depende de termos contato com a sabedoria divina e entendê-la sintetizando-a em nosso modus vivend – Modo de Viver. "A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento." (Salmos 49: 3)

                                  "Quem pôs a sabedoria – Hokmah - no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento - Binah?"  (Jó 38:36). Está claro que foi Deus, pois: "Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem."  (Jó 12:13) e a morada da sabedoria e do entendimento está em nossa consciência, ela nos outorga estas faculdades espirituais quando somos sensíveis ao seu falar. "Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza."  (Provérbios 8:14)

                                   "Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida."  (Deuteronômio 4:6),

                                   "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento tem todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre."  (Salmos 111:10), "Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;"  (Provérbios 2:2)

                                      A sabedoria de Hokmah e o entendimento de Binah devem ser a nossa meta a ser alcançada, devemos empenhar grandes esforços na conquista destes como está escrito: "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois a sabedoria emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento."  (Provérbios 4:7)

                                     Hokmah e Binah caminham justas e unidas em um só propósito de completar uma a outra na ajuda de reintegração humana, na salvação do homem. Binah nos ajuda a colocar Hokmah em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao nosso Blog.
Este comentario poderá virá uma postagem em um momento oportuno.