segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Binah e Hokmah – O Entendimento Divino da Sabedoria Divina




Binah e Hokmah – O Entendimento Divino da Sabedoria Divina

                                  Se admitirmos a existência da Sabedoria Divina, temos que admitir o seu Entendimento Divino e o verso também é uma realidade: se existe o Entendimento deve existir algo a ser entendido ou compreendido que é a Sabedoria. "De que serviria o preço na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?"  (Provérbios 17:16)

                                  Binah e Hokmah se criam mutuamente e se completam também, sendo um erro gravíssimo admitir um sem o outro. Temos que criar condições para que se manifestem com vigor em nossa vida, em nossos caminhos pois o nosso avançar depende de termos contato com a sabedoria divina e entendê-la sintetizando-a em nosso modus vivend – Modo de Viver. "A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento." (Salmos 49: 3)

                                  "Quem pôs a sabedoria – Hokmah - no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento - Binah?"  (Jó 38:36). Está claro que foi Deus, pois: "Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem."  (Jó 12:13) e a morada da sabedoria e do entendimento está em nossa consciência, ela nos outorga estas faculdades espirituais quando somos sensíveis ao seu falar. "Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza."  (Provérbios 8:14)

                                   "Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida."  (Deuteronômio 4:6),

                                   "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento tem todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre."  (Salmos 111:10), "Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;"  (Provérbios 2:2)

                                      A sabedoria de Hokmah e o entendimento de Binah devem ser a nossa meta a ser alcançada, devemos empenhar grandes esforços na conquista destes como está escrito: "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois a sabedoria emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento."  (Provérbios 4:7)

                                     Hokmah e Binah caminham justas e unidas em um só propósito de completar uma a outra na ajuda de reintegração humana, na salvação do homem. Binah nos ajuda a colocar Hokmah em prática.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Keter – Poder Divino Vivo – Poder Realizador - A Vida Real



Keter – Poder Divino Vivo – Poder Realizador – A Vida Real
                                     Como já foi explicado que o Mundo Espiritual, a Casa de Deus, o Céu se manifesta em nós, dentro de nosso coração através ou como consciência do Bem e do Mal e acima de tudo como uma força extremamente forte para escolher o Bem por que se sabe que este é a naturalidade de nossa alma. "E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal." (Gênesis 2: 9)
                                      Vimos também que Binah é o Princípio Conhecedor e Hokmah é tudo o que pode ser conhecido por Binah; seja no campo do espírito ou do homem. Que Hokmah se deixa ou se revela a Binah como sabedoria inerente que cria, mantém e eterniza todo o universo e principalmente o homem. "Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;" (Efésios 1 : 17)
                                       Agora estamos em Keter – Autoridade Divina Viva – que nos dá autoridade para agir conforme os mais altos preceitos do universo e com isso nos dá poder para realizar a Vida Real; viver a Verdade. A Vida Real é composta do Verdadeiro Existir, do Verdadeiro Saber e do Verdadeiro Sentir. A única maneira de realizar a Vida Real é através da Autoridade Divina – Keter – Pois sem poder nada podemos realizar. De nada adianta termos realizados em nós os preceitos do Entendimento Divino – Binah – isto será uma realização interna somente e não aparecerá no mundo exterior. Da mesma maneira é realizar a Sabedoria sem Keter, será uma sabedoria interior sem funcionalidade exterior.
                                        Keter é o poder realizador da vida, que manifesta no exterior as convicções interiores, da fé, do projetar e realizar. Keter é o Impulso Criador em nós que nos dá uma gama de vigor para irmos atrás de todos os nossos objetivos, é o princípio motivador. Quem não tem contato com Keter não tem motivação na vida, não consegue criar metas e se as tem não consegue realizá-las.
                                         A Vida Real é a manifestação da realização de todos os preceitos do mundo espiritual, da consciência e de suas leis. Ela se manifesta como Existência Real que nada mais é do que uma vida totalmente independente do Tempo, do Espaço e forma; como Sabedoria Real que é a ciência de todas as coisas sejam humanas ou espirituais e como Sentimento Real que é o amor, o gozo eterno de ter-se reintegrado na “Alma do Pai”.
                                         Podemos dizer que Keter é a coroa da vida, o poder realizativo, a Autoridade Divina em nosso coração e, enfim, o poder da Fé. Esta autoridade trás a existência as coisas que não existem. É capaz de manifestar o impossível, trazendo a nossa vida física todos os projetos de nosso coração.
                                         Keter encerra este estudo que foi uma subida pela árvore da vida – o símbolo das manifestações das leis regentes do universo – desde Yesod – A Porta – Até Keter – A coroa da vida, o poder realizativo.