quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Netzah - Domínio Divino - A vitória do Espírito sobre a carne


                                No sentido anabático ou de subida pelos caminhos da Árvore da Vida começamos em Malkut/Da'at a sentir a transitorialidade do mundo físico e suas leis e ao contemplarmos que a Essência da vida está em um plano muito mais elevado, largamos tudo, sacrificando a vontade pessoal que nos prende ao mundo de ilusão e começamos um trabalho sobre si mesmo na intensão de manifestar a Vontade Divina para nossa alma - O Projeto Divino para nós. Com esse trabalho entramos por Yesod (A Porta Estreita) no mundo interior - o Coração - O centro espiritual da alma e alcançamos a HOD -Submissão Divina - que é o poder de se submeter ao plano espiritual e a submissão espiritual nos traz até aqui que é a sefira da Vitória Espiritual, ou seja, do Espírito sobre a carne.
                                 Netzah é a vitória eterna do Princípio Espiritual sobre a forma, sobre a carne, sobre o princípio do mal no humano. É o novo nascimento sobre o qual Cristo nos ensina: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."  (João 3 : 3) e novamente "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo."  (João 3:7) O novo nascimento é a vitória do Reino dos Céus sobre o reino humano, é passar da vida para morte ao ponto de traduzir num estado interno o que Cristo novamente falou: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."  (João 5 : 24),  É o sepultamento através do trabalho espiritual interior da criatura que se compraz no pecado recebendo assim o seu salário que é a morte: "Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore."  (I João 5:16)
                                    Em Netzah alcançamos o domínio do Espírito Santo que é fruto de um caráter totalmente influenciado pela Luz de Cristo. Se dominar espiritualmente é ter poder para reger a vida segundo os princípios espirituais, lançando mão sobre a Submissão Divina para poder corresponder ao desígnios da Fé em Cristo.
                                    Se não houver o novo nascimento - a passagem pela sefira Netzah (Vitória Espiritual) - não há possibilidade de entrar no Reino de Deus. Os que nascem de Deus vencem o mundo como diz a Palavra: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."  (I João 5:4) Eis aí a Vitória que espera a todos que se dedicam a busca da Luz da Verdade pois "aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á."  (Mateus 7 : 8) 
                                     Com a Vitória Divina passamos a sefira Tiferet que é a Harmonia Divina que está expressa no Livro Universal: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."  (Romanos 8 : 28), ou seja, se expressa pela certeza de que somos totalmente supridos em todas as áreas da vida pela Providência Divina.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Hod - A Submissão Divina

                                O Livro Universal nos fala da obediência, da submissão as autoridades: "TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus."  (Romanos 13 : 1) e "Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.(1 PE 2:13-17)
                                 Quando começamos a caminhar no sentido de subida - movimento Anabático - na árvore em Malkut, ou seja, no reino decaído e ilusório sentimos a impermanência dos valores deste reino e vimos que ele não pode nos satisfazer a ansiedade pela luz, assem um desejo ardente que é como uma sede, não por água física mas a água do mundo espiritual, do espírito e disto diz as escrituras: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva."  (João 4 : 10) e "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre."  (João 7 : 38) Assim a subida para a sefira Yesod que é a porta para o coração se abre e um verdadeiro trabalho sobre si mesmo começa e a passagem para a sefira Hod se relaciona com a perseverança de ser cada vez mais santo e perfeito como o Pai é perfeito nos Altos Céus.
                                   Hod é a Submissão Divina manifestada no coração do homem e isto que dizer que ele tem poder para se submeter as regras do Reino de Deus e manifestá-las sob um modo de viver em consonância com os mais altos padrões aceitos pelo mundo espiritual. É a obediência elevada às ordens do Criador de maneira que esta obediência proporciona a liberação das dádivas celestiais em Cristo que estão sobre as nossas cabeças como está escrito: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo". (Ef 1: 1-3)
                                   Sem Submissão aos princípios espirituais não há manifestação do Princípio Espiritual - Espírito Santo, sem a obediencia santa não há dádivas e bençãos: "E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus (Deut 28:1) A obediência faz parte da vida e sem aquela esta não pode se manifestar plenamente e muito mesnos a promessa do Cristo que diz: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."  (João 10 : 10)
                                   Pela Submissão ou a manifestação da obediência em nosso centro espiritual interior o nosso trabalho sobre nós mesmo é coroado de Vitória Divina. O trabalho espiritual sobre nós mesmo consiste em matar ou sacrificar a nossa vontade pessoal para que se realize a Vontade Divina em todos os sentido e eis aí a essência da Vitória Espiritual, do Espírito sobre a carne, do Divino sobre o humano. 
                                    A Subimissão - Hod - é um grau a ser conquistado com muito esforço e perseverança nunca deixando de lado a esperança de que um futuro glorioso espera a todos os que lutam para conquistar o seu espaço no Reino de Deus através da renúnicia do que é irreal e ilusório. A medida que isto acontece nos achegamos cada vez mais perto da Luz e a Luz cada vez mais próxima de nós e sobre nos diz o Livro Universal: Achegai-vos a Deus e Ele se achegará a vós.




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Yesod - A Porta Estreita


                                A sagrada escritura nos fala a respeito de uma entrada a qual dava num caminho para o Jardim do édem: "E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida."  (Gênesis 3 : 24), "E disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada."  (Ezequiel 44 : 2) e no novo testamento d a Santa Escritura nos diz: "Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão."  (Lucas 13 : 24)
                                Um caminho que conduz à uma porta e desta ao jardim do édem e desta a Árvore da Vida. Por que o homem ao se expulso do Édem foi proíbido de entrar novamente? Porque foi proibido de caminhar retornando a Casa de seu Criador? Devido à sua queda, o homem teria que passar por momento de despertamento progressivo de sua alma para a Vida Real. A queda debilitou e impossibilitou de retornar no mesmo momento à Casa do Pai. A Luz não poderia retornar a habitar o Coração do homem e este por sua vez teria que reformular-se por muito tempo a sua composição interna através de um despertar lento e doloroso e que somente será possível com a intervenção divina, a ajuda do Salvador - o Cristo. Assim o mistério do homem impossibilitado por sua queda, não poder retornar ao Jardim e comer da Árvore da vida, pois segundos processos espirituais era a Árvore da Vida que deveria ir ao encontro do homem.
                                 Concluímos que o homem não poderia voltar ao seu estado espiritual santo se não houvesse a intervenção divina dos Altos Céus. Mostra a Bíblia - o Livro Universal - que: "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;"  (Mateus 27 : 51) e "E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo."  (Marcos 15:38) significando a penetração, direto do Alto, pelo Princípio Espiritual - o Cristo.
                                  A Porta - Yesod - foi aberta por Malkut/Da'at quando este manifestou no ser humano a consciência ilusória do mundo de fora, o físico e pelo despertamento pelo da alma para uma realidade espiritual. Com este despertamento vem o trabalho sobre si mesmo que consiste em se "desconectar" de tudo o que não pertence ao mundo espiritual de eternidade e com isto não pertencem também aos preceitos da Luz Verdadeira - Cristo.
                                  A saída de Malkut/Da'at se dá pela conscientização de sua transitorialidade e essência ilusóira e veladora de Algo Superior e a entrada e saída pela Porta -Yesod - se dá pelo trabalho espiritual sobre si mesmo; trabalho árduo pela libertação do que é feio e desarmônico e pelo apego ao que é Belo e Harmônico.
                                  "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."  (João 10 : 9), Cristo é a chave que abra a Porta pela qual entramos no Jardim novamente e está simbolizado esta entrada em Yesod como está escrito: "E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá."  (Isaías 22 : 22), "E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."  (Mateus 16:19) "E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre" (Ap 3-7)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Malkut/Da'at - A ilusão que vela o Caminho, a Verdade e a Vida


                                 Malkult é o reino densificado pela queda humana pois, como já sabemos, ele surgiu depois que o homem desobedeceus as ordens divinas da Submissão à Hierarquia espiritual. Malkut era Da'at - conhecimento do divino - que se obcureceu com a desobediência humana e se declinou para as regiões mais densa do cosmo criado. Foi aí que a Verdade foi velada no reino de Da'at declinado se tranformando em Malkult - espírito/consciência do divino em carne/inconsciência do divino - e todo o universo se prejudicou com este evento pois o homem era o seu regente.
                                   A verdade está velada em Da'at/Malkult e somente através dela que podemos adentrar nos mistérios do Sagrado Universal, de Deus, somente estando em malkut, ou seja, no mundo físico podemos criar ou despertar a consciência do divino e um vez estando aqui como seres reponsáveis por si mesmo podemos considerar como uma dádiva divina e por isso é muito válido dizer que "a vida é a Grande Oportunidade e viver é ter a Grande Oportunidade de participar de uma glória indizível pois está escrito no Livro Universal: "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera."  (Isaías 64 : 4) e "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam."  (I Coríntios 2 : 9)
                                   Malkult/Da'at vela a verdade mas ao mesmo tempo a revelação está aí, pois quando pecebemos que este mundo é efêmero e que existe uma realidade que o cria e o permeia o nutrindo com os Sais da Eternidade. Esta consciência é o fim do domínio das ilusões de Malkult/Da'at e nesta etapa de desilusionamento o mundo perde o seu encanto e adentramos no mundo interior, no mundo da formação de onde não poderíamos passar que é simbolizado por Yesod - a Porta Espiritual - que dá acesso ao coração, o centro espiritual de nossa alma.
                                    O inicio da espiritualização ou entrada no mundo espiritual se dá em Malkut/Da'at, é no mundo de ilusões que conhecemos o mundo da Verdade e Luz e a percepção disto nos dá acesso direto pela "porta estreita" - Yesod -  ao mundo eterno espiritual que é a Fonte de tudo que existe. "Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão."  (Lucas 13 : 24)
                                     Através de nossa espiritualização em Malkut/Da'at, ou seja, da conscientização da efemeriadade do mundo físico e de nossa sublimação e elevação deste mundo físico da realização entramos no mundo da Formação, o mundo interior mais denso, o mundo astral, ou alma com muitos assim denomina. Somente um olhar crítico provocado pela desilusão com os "valores" físicos podem despertar a alma para a vida espiritual e este despertamento significa subir anabáticamente pela árvore em direção a verdade, em direção a coroa da Vida que é o religamento da alma humanda com a Alma de seu Criador.

O estudo na Árvore da vida do movimento Anabático - Reintegração


                                  Nas postagens anteriores estudamos a manifestação das dez sefiras ou Leis Regentes - os dez mandamentos - no universo pelo impulso do Poder Criativo que é o Amor do Pai. Na descida da Luz Criadora - sentido Diabático vimos o relacionamento entre as sefiras, a sua formação pela sua "Sefira Mãe", ou seja, a sefia a qual dá nascimento e vimos também as suas manifestções na vida do ser humano e o seu modo de realizá-las.
                                  Este movimento de descida chamado Diabático é o movimento do Alto para baixo, dos Céus  para terra, da Luz para as trevas - do conhecimento para a ignorância - de Deus para o homem. Este movimento Criativo é o oposto ao da reintegração - salvação - ou o Caminho para a Luz pelo microcosmos decaído; o caminho Anabático. A este último é a subida do homem, a sua elevação ou santificação, ele se achegando a Deus pelo sacrifíco de si mesmo, pela purificação do seu ser.
                                   O movimento de subida, de elevação é feito pelo ansear a Luz, ou seja, pela busca constante de Deus; busca que condicionará pela compreensão e prática dos preceitos divinos. Desta maneira o homem se eleva pelo Caminho do mundo denso ao mundo sutil - o Céu - aperfeiçoando a si mesmo e cada momento mais próximo se torna do Criador.
                                   Começaremos por malkult, que é o mundo exterior, o mundo da ilusões, dos encantamentos, passaremos por Yesod, Hod, Netzah, Tifert, Geburah, Hesed, Binah, Hokmah e, enfim Keter a Coroa da vida que é dada a todos que perseveram até o fim como está escrito: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o princípio do mal - o diabo - lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida."  (Apocalipse 2 : 10)
                                     Toda vez que percorremos a Sévore da vida por seus seus caminhos intercessórios entramos numa esfera metafísica espiritual. Podemos dizer que é o mesmo que a química e a física que conhecemos do mundo físico, sendo que é a química e a física do mundo espiritual, das forças espirituais, dos seres espirituais, do homem que em essência é espiritual embora tenha perdido essa consciência; perdendo toda a sensibilidade espiritual. 
                                     Caminhar pela árvore significa despertar para a vida espiritual pois estamos lidando com as forças que são a essência da Vida Real. Quando a Bíblia diz: "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado."  (João 15 : 3) que dizer que todo o contato com uma faceta da verdade nos transforma, seja esta pela Bíblia, por um livro, um pastor e principalmente pela voz do Criador dentro de nós.
                                     "E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR."  (Isaías 2 : 3) Subamos a Casa de nosso Pai. Subamos pelo Caminho Crístico e deixemos que a força de Cristo - o Espírito Santo - se manifeste dentro de nós.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Malkut - Conhecimento Divino velado e Da'at - Conhecimento Divino desvelado


                                 Chegamos então ao objeto final de nosso  presente estudo que é a análise da ferramenta cabalista chamada Árvore da Vida que é um gráfico formado por todas as Energias-Emanadoras-Criadoras-Formadoras-Realizadoras de todo o universo. As sefiras são formas adaptadas da Luz Infinita Criadora em Seu processo de manifestação universal; sendo também leis que regem a todo ser vivo que está neste sistema chamado cosmos.
                                  Lembramos que tal estudo é no sentido de emanação, ou seja, o movimento da Luz ao realizar Sua missão que é criar a Grande Oportunidade que é a vida universal. Podemos chamar o Impulso Primordial do Pai para criar como Vontade de compartilhar de Seu esplendor, o Seu amor sendo a vida  uma oportunidade única de  participar de uma glória indizível e que não tem outra no universo manifesto e imanifesto. Mais tarde estudaremos o movimento que tomada a forma humana se reintegra em si mesmo. A este processo dá-se o nome de salvação, ou o retorno a Casa do Pai.
                                   É impossível falar de Malkut sem falar de Da'at por que esta é aquela mas no seu estado primordial, santo, antes da queda humana. Como já falamos que com a queda espiritual o homem perdeu o seu lugar no jardim do Édem sendo espulso por Deus, perdendo até mesmo o direito de sequer visitar o Jardim, pois Deus colocara querubins para vigiar a entrada. Este evento se representa no esquema da ávore na queda de Da'at para malkult; ocultando assim o conhecimento divino, sendo achado somente mediante a intensa procura.
                                    Da'at é o conhecimento superior das formas espirituais, conhecimento este que nos outorga os "olhos de ver" o mundo espiritual. A queda desta sefira pela desobediência, que é o desrespeito à Submissão Divina (Hod), ocultou o conhecimento de Deus dos humanos comuns e despreocupados com sua própria realidade espiritual; tal conhecimento está acessível a todos os que se sensibilizam a Voz de Deus e procuram segui-La. Por isso que Malkut é o Conhecimento Divino velado e Da'at é o Conhecimento Divino develado. É no mundo - Malkut - que desvelamos o mundo espiritual e chegamos ao Conhecimento consciente do Divino - Da'at. Somente no mundo o conhecimento do divino pode se fazer uma realidade consciente em nosso coração.
                                    Realizar Malkult em nossas vidas é conhecer o divino e conhecendo o divino realizamos Da'at; esta por sua vez somente se manifesta com a passagem do humano pelo mundo denso e velador da verdade onde o fator primordial para a iluminação e elevação em direção a Luz é a Busca pela desvelação do Mistério Cristalino - Cristo.

Sephira Yesod - Porta de entrada e saída - Fundamento


                                Muitos cabalistas sinceros denominam a sefira Yesod de formação do firmamento por que é nela que a Luz Creadora ganha esta forma estática chamada de plano astral-físico; sendo nela também que a Luz é mais velada o possível, olcultada das vista dos que não tem despertada em si a natureza espiritual ("os olhos de ver").
                                 Mas esta é uma realidade da sefira antes da queda angélica e humana. Principalmente antes da queda humana a sefira Yesod era a maior densificação da Luz que  poderíamos encontrar no universo. Mas com o advento da queda humana Yesod deixou de ser a maior manifestação densa da Luz ficando assim com esta missão de densificação a sefira Malkult. Esta  por sua vez é a sefira Da'at - o Conhecimento Espiritual - que com a queda foi obrigada a deixar o seu lugar de origem no homem e também no universo - microcosmos e macrocosmos "O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado."  (Gênesis 3 : 23). Isto é comprovado nas Santas Escrituras: "E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. (Gen 3:17)
                                 Com a queda Yesod assumiu o papel de Porta de entrada e saída para o jardim do Édem, é por Yesod que entramos no mundo interno do coração - o centro espiritual - por ela entramos e saímos de nosso ambiente interior, o templo do Espírito. Yesod é a porta que pela qual Deus tem acesso ao nosso coração e nós temos acesso ao Coração de Deus. As sagradas escrituras nos dizem: "E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. (Gen 3:24). Estes querubins são encarregados de cegarem a humanidade para que não vejam e nem ouçam o que é evidente em todo o comos: A Verdade Real.
                                  Somente com o despertamento espiritual podemos entrar por Yesod, somente com o desenvolvimento dos nosso sentidos espirituais é que conseguimos acesso e entrando estaremos em um novo mundo onde um trabalho intenso sobre nós mesmos terá início que é a substituição de nossa efêmera vontade pela Vontade do Pai.
                                  Como também está escrito: "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."  (Mateus 7 : 14) e "Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão."  (Lucas 13:24) Yesod é a porta estreita, a sefira que da acesso ao mundo interior dos simbolismos espirituais e somente quando estamos nos familiarizando com estes símbolos é que a maturidade espiritual acontece. Nos planos mais densos a Luz Espiritual Cristica toma formas cada vez mais veladoras de Sua verdadeira essênsia chegando ao ponto de se manifestar apenas sob símbolos rústico e aqui entra a importância de entender os símbolos espírituais para se guiar no Caminho Cristão.
                                   Realizando Yesod, ou seja, compreendendo os simbolismos espirituais, o chamado para o alto, a ajuda da Vida Transcendental - o sacrifício de Cristo a cruz - o cabalista entra na era espiritual de sua alma deixando de viver somente para os rudimendo pessoais e transitórios para viver os valores eternos do espírito.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sephira Hod - A Submissão divina


                                Nestes presentes estudos, como já falamos na postagem anterior referente a netzah, que estamos expondo a "missão" de cada sefira no processo de Criação, isto é, no sentido de densificação da impulso Criador. Este processo é o de "descida da luz" para a manifestação de planos no universos cada vez mais densos e opostos a Sua essência iluminadora.
                                 Por esse motivo de descida da Luz para criar é que chamamos o processo de espiritualização do homem e a sua gradual elevação do mundo denso e oposto a Luz de iluminação. A espiritualização do homem são passos interiores que ele dá em direção a Luz e quanto mais caminha mais santo se torna e assim aptos para habitarem a presença do Criador.
                                 Disse Cristo que é o Filho, a Vida Real e trancendental, isto é, o resultado da União do Pai com a Mãe (o Espírito Santo): "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."  (João 12 : 46) A luz se densifica mas é Ela que torna sutil o homem no processo de tranmutação e elevação de sua alma.
                                 Hod é a submissão divina, ou seja, a submissão as autoridades sejam elas humanas ou espirituais se colocando a serviço do Reino Divino aqui na terra. Aqui é que nos deparamos com a reponsabilidade de "ir e pregar" as boas novas do Reino e não há melhor forma de cumprir tal missão do que mostrar em prática e não somente em palavras o resultado de viver neste Reino ainda aqui na terra. Através do realizar Hod em nossas vidas é que poderemos cumprir o iníco de nossa Missão. Ninguem que não se submete aos preceitos superiores da hierarquia espiritual não pode serví-lo em corpo, alma e espírito; em verdade.
                                 Realizar ou se harmonizar com Hod em nossa vida é se submeter aos preceitos divinos manifestados na Vida de forma sobrenatural. As leis divinas (as sefiras) não apenas ajudam a criar o universo, mas esta ajuda é clara na manutenção e principalmente na eternização, espirutalizão, na purificação ou ainda, na santificação da alma humana. 
                                  Hod é empatia ou a compreensão da responsabilidade de cada um com o seu próximo no ambiente em que viver, pois sem as autoridades é impossível o progresso e sem submissão às mesmas é impossível a continuação de tais progressos sejam sociais ou espirituais.

Sephirah Netzah - O Domínio Divino - A vitória do Espírito sobre a forma


                                Neste momento queremos deixar bem claro que a direção de nossos estudos das seriras é nos sentido descendente, ou seja, no sentido em que a Luz cria os mundos e tudo o que existe realizando de plano em plano os Seus desígnios criativos através das sefiras que são a exressão desta criação. As sefiras são expressões em que a Luz Criadora se tranforma na formação de tudo o que é vivo.
                                 O Pai é o Amor Criador, a Mãe (o Espírito Santo) é o Amor Atraente que juntos geram a Vida Transcendental, o Filho (Cristo - Filho do homem), sendo todos estes Luz Infinita Emandadora, mas cada um com a Sua característica no processo emanador do universo. Este é o esquema que gera o impuldo criador, gerador de todo o sistema universal vivo. Sendo denominados também de "Três Causas Primárias" de todo o cosmos. A sefiras nada mais são do que a manifestação densicada das Três Causas Primária - O Mistério da Trindade Divina. Estes por sua vez criam e limitam a Luz no mundo da Emanação.
                                  Netzah é a emanação de direta Tiferet e de Hesed, sendo aquela o resultado das influencias das duas ultimas no universo manifesto. É a primeira sefira, ou o primeiro impulso no sentido de descida e o último no sentido de subida pela árvore da vida do mundo da formação. Por ser o primeiro impulso deste  plano se torna evidente a tônica deste mundo: o domíno divino e sem este impossível desenvolver-se espiritualmente.
                                  A Luz Infinita Emanadora Keter (Pai), Hokmah (filho) e a Mãe (Espírito Santo) tendo realizado a Sua missão que é de criar o plano de luz se  limita e manifesta o plano criativo que são formados pelas sefiras Hesed (misericórdia divina), Geburah (Justiça divina) e Tiferet (Harmonia divina). Estes por Sua vez tendo formado o plano da criação manifestam o mundo da formação, ou seja, a tranformação da Luz que é totalmente Atemporal e Aespacial em Temporal e Espacial. Tal gestação de Netzah por Tiferet e Hesed indica que o tal nascimendo no universo é proporcionado por uma compaixão muito harmoniosa e profunda de se limitar e seguir a diretriz de Seu Impulso Amoroso para criar.
                                   Para criar o mundo da Forma a Luz Criador precisa se limitar, este processo de limitação para a manifestação de um plano cada vez mais denso nada mais é do que a ação do Domínio divino.
                                   Dominar-se significa limitar-se a algo que é aceito por princípios e padões. Da mesma maneira que a Luz Infinita que são as Três Causas Primordiais se limitam para que haja manifestação do mundo manifesto e físico, da mesma maneira para que ocorra a sutilização de nossa alma bruta temos que nos limitar/dominar aos padrões do mundo de luz, do mundo da emanação da Luz, o Reino de Deus TriUno (Pai, Mãe e Filho). 
                                   Realizar Netzah ou o domínio do espiritual sobre a forma em nossas vidas significa que criamos autoridade suficiente para atuar neste mundo físico segundo os padrões aceitos no nível espiritual e isto que dizer que limitamo-nos a viver somente neste nível e isto acontece através do Domíno próprio que nada mais é do que uma manifestação a nível pessoal do poder do Domínio Divino.
                                   Assim como está escrito: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, Domínio Próprio bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. (Gálatas 5: 22-24)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Tiferet - A Harmonia Divina - Profunda Paz


                               Tiferet é a Harmonia Divina que é expressada no Livro Sagrado da seguinte maneira: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."  (João 14 : 27), "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."  (Filipenses 4 : 7), "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos."  (I Coríntios 14 : 33), "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."  (Colossenses 3 : 15)
                                Tiferet é a paz que está acima de todo o entendimento pois a sua Fonte são os Céus. Esta paz o mundonão pode entender pois não tem no mundo espiritual o seu fundamento. Este tais estão imersos no mundo material e andam com vista no que pode ser visto e não naquilo que não pode se ver, o mundo espiritual. Esta paz advém da certeza de que "todas as coisas cooperam para o bem dos quer amam ao Criador" e "tem Nele o seu prazer"; a certeza que nada pode abalar pois provém do Mundo Real, o Alto Céu.
                                 Tudo está em sintonia perfeita e o que vemos de deturpado é criado exatamente  pela falta de vista para ver que o mundo espiritual rege o material, pois este é criado por aquele e tal sintonia não é manifestada para os que neste estado estão. Tudo é perfeito e depende apenade de mim que tal perfeição se realize com autoridade em minha vida.
                                 Tiferet nasce da harmonização ente a Misericódia (hesed) e a Justiça (Gevurah), ou seja, da autoridade em reger as ações segundo as leis divinas, sendo este a única maneira de harmonizarmos a nossa alma, a nossa vida. Viver em conformidade com os preceitos superiores do mundo divino, da Graça Crística é viver a paz que o mundo não pode compreender, mas o que viver em concordância com tais preceito é espiritual e o espiritual julga todas as cois e ele mesmo não é julgado por nada e ninguém. Se isto acontecer em nossa vida espiritual estamos realizando o preceito da sephira Tiferet que é a Harmonia Divina.
                                  "Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados."  (Judas 1 : 2), "Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor."  (II João 1:3), "Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz."  (II Pedro 3:14), "Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;"  (II Pedro 1:2), "Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém."  (I Pedro 5:14), "Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a."  (I Pedro 3:11)

Gevurah - A Justiça Divina

                                Hesed ou a Misericórdia Divina que faz nascer a Gevurah ou Justiça Divina esta sempre estará condicionada àquela e temos vários exemplos de que isto é a mais pura realidade no Livro sagrado se destacando em um episódio: o primeiro foi quando anunciada por Deus a seu servo Abrão sobre a destruição da cidade de Sodoma e Gomorra por causa de que sua iniquidade havia subido aos Céus como fumaça. Neste momento Abrão intercedeu por aquele lugar peguntando se por um determinado número de Justos poderia salvá-los e Deus o repondeu que sim, que se tivessem tais justos não haveria destruição. Sendo enviado para Sodoma e Gomorra anjos para anunciar a destruição, mas não quiseram ouvir e tentaram contra a integridade sexual daqueles seres angélicos. Tal anuncio da destruição nada mais é do que a manifestação da Misericórdia antes da Justiça, pois esta é subordinada àquela.
                                Gevurah é a justiça divina manifesta em todo o universo que se encarrega de dar a todo o ser vivo exatamente aquilo que é direito seja positivo ou negativo. É a lei da semeadura em ação pois assim está escrito: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."  (Gálatas 6 : 7) e aí está a essência do Justiça Divina.
                                Tudo o que acontece, aconteceu ou acontecerá conosco e em nossas vidas ou ainda em nossos caminhos sejam eles externos ou internos fomos nós que o criamos de maneira consciente ou não. Somos responsaveis por tudo o que  plantamos consciente ou não, está sobre cada um de nós tal responsabilidade.
                                Todos aparecerão perante o Criador para prestarem conta de tudo o que fizeram com a grande oportunidade que é viver e participar da glória do Criador segundo a Sua imensa Graça Amorosa que se manifestou em seu Filho Cristo. Cada um de nós teremos que comparecer no Grande Tribunal Celestial com toda a nossa vida em mão para ouvir do Supremo Juiz uma sentença.
                                 Aqui entra a realização de Hesede em nossas vida com a união de nossa alma com a de Cristo através da renuncia a própria vontade pela Vontade do Pai, criar uma vida santa diante da Presença Doce do Criador por toda a eternidade e seguir a Cristo a essência de todas as coisas. Realizar a Justiça divina é positivar todas as ações, gestos, sentimentos e atitudes pois se sabe que são eles as sementes que gerarão uma colheita  e se aqueles forem o mais positivo possível esta também assim o será.
                                  Por isso a realização de Gevurah em nossas vidas da nascimento a Submissão Divina (Hod) que é a lei da Obediência as Autoridades e é claro que se inclui a obediência ao Criador e as Suas Leis Espirituais acima de tudo. TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. (Romanos 13: 1-7)
                                  No processo de descida ou da criação do Luz Criadora a Justiça Divina da nascimento á Submissão Divina que é o poder para obedecer as Leis do mundo espiritual não por medo de punição, mas por que é justo, é a Justiça, somos regidos por ela. Temos que ser justos e refletir a Justiça Divina, pois somos filhos do Criador feitos a Sua imagem e semelhança e Ele é totalmente Justo.
                                  Reger as nossas ações segundo os Preceitos Divinos é realizar Geburah em nossas vidas, harmonizando assim a nossa alma com a Justiça da Alma de nosso Pai; é tonar-se justo em todos os sentidos. Se reger pela Graça de Cristo nos encaminha a reintegração espiritual, o retorno ao lar, ao pai; a salvação.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O ser andrógino - O matrimônio interior e exterior


                                O livro sagrado nos fala a respeito do estado espiritual celeste do homem quando Cristo nos diz:"Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu."  (Mateus 22 : 30), "Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus."  (Marcos 12:25) e "Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;"  (Lucas 20 : 35)
                                 Ser andrógino que dizer que o homem uniu em si mesmos as qualidades interiores que são denominadas em masculinas e femininas este é o matrimônio interior e isto quer dizer que tal homemnão precisa evoluir atraves do matrimônio exterior que é o casamento. Isto é o que quer dizer os ensinamentos acima transmitido por Cristo e o Seu apóstolo paulo.
                                 Quando o homem tem a autoridade para unir em si as qualidades femininas e masculinas ele não precisa evoluir através do matimônio externo, por que está escrito: "Bom seria se o homem não tocasse em mulher, mas por causa dos desejos ardentes cada um tenha a sua própria mulher..." (CO 15:8). Assim ele deixa em aberto a decisão de casar ou não dependendo da regencia de nossos desejos. Quando o homem se tornou andrógino dificilmente ele tomará o caminho do matrimôno externo por que já está casado com o aspecto feminino espiritual que existe dentro de si e o sexo para ele fica totalmente sem importância diante da possibilidade de entrar no reino do Criador, assim ele assume já a forma de "eunuco" e se abstém do sexo para tomar a forma dos anjos no céu que não se casam.
                                  E assim também está escrito: "Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o."  (Mateus 19 : 12), "ORA, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;"  (I Coríntios 7:1), "De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor."  (I Coríntios 7:38)
                                  O estado andrógino é um processo que temos que desenvolver em nós mesmos pois disso depende a preparação da taça que é nosso alma para receber da luz que vem do alto e que ilumina o caminho do cabalista cristão que assume um compromisso com ela de tranmiti-la onde quer que esteja. Existem dois meios de realizar o estado andrógino em nós: o primeiro é quando casamos fisicamente com o sexo oposto e o amor que sentimos nos eleva, sublima e nos torna andróginos pois passamos a conhecer as qualidades do sexo oposto; o segundo é quando nos é revelado que existe um mistério no matrimônio externo que se reflete no interior, pois é aqui que o androginato acontece e por isso não precisamos de nada que vem de fora, mas sim da fonte interior que do mundo espiritual emana.

Sephira Hesed - A misericórdia divina


                                Hesed é a misericórdia divina que também é uma faceta do impulso único criador que manifesta todo o universo. Ela ajuda a criar todo o cosmos e por isso está imanente nele e com isso também é una com ele. Assim como keter e todas as outras sefiras, Hesed se manifesta nos quatro planos do universo e mais uma vez o explicitamos aqui: Mundo da emanação, mundo da criação, mundo da cristalização e o mundo da realização.
                                No esquema de descida da Luz Criadora, ou seja, na realização do universo, Hesed se encontra antes de Geburah que é a justiça divina e por isso a misericórdia do Criador se manifesta antes da cobrança da justiça que nada mais é do que a colheita do que plantamos. 
                                A justiça divina se encarrega de dar tudo aquilo que por nossas mãos mesmo plantamos. Toda ação gera uma reação e novamente gera mais uma ação explicando assim o mecanismo de atuação da justiça divina. É sua reponsabilidade retribuir todos os frutos de nossas ações passadas.
                                 E é neste ponto que entra a misericórdia divina movida pelo Amor Divino para redimir toda ação má e negativa que gerou uma reação também má e negativa. Ela entra atuando quando em nosso coração tem um sentimento sincero de arrependimento por determinada atitude, sentimento ou ainda pensamento e disfas o carma negativo positivando-o, sendo esta a única maneira de alcançar a misericórdia divina Como está escrito: "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão."  (Lucas 3 : 8) e "E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."  (Êxodo 20 : 6) e ainda "O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração."  (Números 14 : 18), "Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer."  (Êxodo 33 : 19)
                                    Cristo é o grande agente da misericórdia divina no universo manifesto e imanifesto, pois por Seu intermédio é que ela se manifestou a todos nós como perdão do Pai por todos os nossos erros e transgressões: "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."  (Isaías 53 : 5), De maneira que somente através da Fé no Filho do  Criador é que alcançamos a sefira hesed, ou seja, a misericórdia.
                                     Para realizar a misericórdia em nós temos que nos conscientizar da responsabilidade que está sobre cada aspecto que existe em nossa composição interior seja ela pensamento, sentimento ou atitude. Temos que tirar de dentro do nosso ser tudo que impede que o Perdão Divino nos dê o liver acesso ao mundo de Luz Espiritual.

Sephira Keter - A coroa da Vida - Autoconsciencia

                               
                                A arvore da vida se repete em todos os níveis e planos no universo e isto quer dizer que para cada mundo existe um sistema cabalístico fehado. O mundo da emanação tem a sua própria árvore que o cria e assim acontece a todos os planos abaixo deste.
                                Keter é a coroa sagrada e não importando o seu nível ou o plano de manifestação no universo ela será o primeiro impulso para criar determinado nível. Ela é o Ratzon Divino, isto é, a razão de tudo, o impulso criador que manifesta em todos o universo. Ela é quem realiza a vontade do Amor divino quando decide criar, manter e eternizar o universo.
                                Ela existe no mundo de emanação como luz pura e em todos os demais planos inferiores este estado de luz pura é mantido mas cada vez mais velado pela deturpação da queda humana a qual amaldiçoou toda a terra. enquanto a nossa composição interna não se sutiliza não podemos ter acesso a Keter e a sua luz pura que é total consciência de nós mesmos e de tudo ao nosso redor.
                                 Keter no universo se manifesta como consciencia universal que rege a tudo, todos e no homem ele se manifesta como princípio autoconsciente, isto é, como consciencia de si mesmo, mas não consciencia somente física, dirigida ao lado de fora, mas a consciencia espiritual que capita as coisas do coração, do interior e do espírito. Sem Essa consciencia interior não podemos nos conhecer e nos criar com manda a tradição.
                                 "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida."  (Apocalipse 2 : 10). 
                                  Keter em seu mais alto nível se manifesta no homem como um impulso muito forte para se conhecer espiritualmente, para conhecer as coisas do espírito e abandonar tudo o que não condiz com o espírito. Tal manifestação faz com que empreendamos uma jornada pelo caminho espiritual cujo destino é a reintegração espiritual, ou seja, a salvação
                                   Para desenvolver Keter em nossa vida nós temos que em tudo ser consciente e nunca fazer nada sem um nível alto da participação da consciencia. Nunca devemos fazer algo por fazer, devemos ter ciencia do porque do feito e seu resultados devem ser o mais perfeito possível. Esta atitude de se manter alerta em todos os momento realiza Keter, a conciencia de si mesmo. Por isso a Bíblia diz: "Vigiai, pois, e guardai-os até que os peseis na presença dos chefes dos sacerdotes e dos levitas, e dos chefes dos pais de Israel, em Jerusalém, nas câmaras da casa do SENHOR."  (Esdras 8 : 29), "Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos."  (I Coríntios 16 : 13) e ainda "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"  (I Pedro 5 : 8).
                                  Keter é a coroa da vida ou seja, a consciencia que rege a vida eterna.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Os "mestres" incautos são como neófitos


                                  Muitos dizem que tem tanto tempo de estudos da cabala e se promungam mestres sem saber o que realmente esta palavra realmente quer dizer. Se dizem mestres e estão imerssos em um lodaçal de magia negra feitiçarias, envolvidos com todo tipo de espíritos demoníacos que se dizem seres iluminados ou ascenso. 
                                   Como podemos chamar de mestres estes que de Deus, da verdade e da luz nada têm? Como estes se autodenominam escolhidos de Deus se não O adoram em espírito e em verdade colocando outros seres a serem adorados antes Dele? Impossível chamar a tais de mestres ou professores por que não tem nada para ensinar e como diz o livro santo que "são cegos guiando outros cegos" e a tendência é todos caindo em um profundo buraco.
                                   Cabala desenvolve o discernimento da pessoa e a este alguns denomina de intuição que é a capacidade de se guiar conforme a vontade do Criador, a capacidade de reconhecer o certo e o errado e o poder para escolher o certo sempre não importando a situação. Este discernimento verdadeiro e poderoso nos traz luz sobre o que não é a verdade não permitindo que os encantamentos do mundo, os desejos lascívo entrem em nossa mente, em nosso coração e nos acorrente aos princípios efêmeros do mundo.
                                     Esses são como os incautos que não entendem a verdade e pensam que entendem. Estes são como os neófitos que começando o caminho não podem enchergar ainda por que a luz ainda é fraca; mas o desenvolvimento espiritual aumenta esta luz e com o tempo todo o caminho estará iluminado. São falsos mestres que vão e levam junto consigo todos os que não obtiveram ainda um discernimento profundo da verdade e seus fundamentos.
                                     Temos que tomar cuidado com estes que se dizem mestres e são como descrevemos acima, estes tem o seu final dependente de uma mudança radical em suas vidas e caminhos; além de uma profunda humildade para reparar os danos causados pela mentira espiritual e mudar o rumo tomado.